A Plataforma Escolas Conectadas oferece duas modalidades de formação:

Se você considera que está em uma fase inicial de apropriação das tecnologias digitais, a alternativa de Cursos com especialistas pode deixá-lo(a) mais à vontade e seguro(a) enquanto constrói sua autonomia no ambiente da formação.

Se você tem familiaridade com tecnologias digitais e formações a distância, os cursos Faça você mesmo são uma boa opção para iniciar seu itinerário de aprensizagem no programa Escolas Conectadas (ou dar sequência a ele, caso já seja participante).

    Cursos disponíveis

    Escola na Nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line (Ed. 6 - 11/06/2018 a 09/07/2018)

    Você já ouviu a expressão “computação na nuvem”? Sabe o que ela quer dizer? Conhecendo ou não seu significado, é muito provável que você já desfrute de diversos benefícios dessa aplicação. A computação na nuvem permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos, vídeos, infográficos) via ferramentas diretamente na rede (ao invés de instaladas no seu computador), além de acessá-los e compartilhá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet. Que tal levar essa novidade para a sua escola e o seu grupo de alunos? Neste curso, aprenderemos mais sobre a computação na nuvem e sobre o pacote Google Apps for Education - um conjunto de recursos online para que alunos e educadores criem, colaborem, compartilhem e “voem alto”.


    Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência (Ed. 4 - 16/04/2018 a 14/05/2018)

    A escola contemporânea vem sofrendo uma série de mudanças no intuito de abarcar e valorizar a diversidade humana em seus fluxos. Nesse sentido, diferentes ações governamentais têm sido implementadas buscando promover a inclusão socioescolar de grupos que até então ficavam à margem do processo de ensino regular.

    Com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), a qual situa alunos com deficiência também como público-alvo a ser abarcado pela escola comum, desenha-se a escola inclusiva como uma nova realidade brasileira.

    Neste curso, abordaremos alguns conceitos básicos sobre o tema, no intuito de instigar você, professor, a refletir sobre os desafios e demandas que surgem nesse novo contexto inclusivo, trazendo inspirações para a inclusão de todos.

    Escola na Nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line (Ed. 1 - 12/06 a 10/07)

    Você já ouviu a expressão “computação na nuvem”? Sabe o que ela quer dizer? Conhecendo ou não seu significado, é muito provável que você já desfrute de diversos benefícios dessa aplicação. A computação na nuvem permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos, vídeos, infográficos) via ferramentas diretamente na rede (ao invés de instaladas no seu computador), além de acessá-los e compartilhá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet. Que tal levar essa novidade para a sua escola e o seu grupo de alunos? Neste curso, aprenderemos mais sobre a computação na nuvem e sobre o pacote Google Apps for Education - um conjunto de recursos online para que alunos e educadores criem, colaborem, compartilhem e “voem alto”.


    Líderes Inovadores

    A escola como a conhecemos apresenta uma estrutura de séculos. Carteiras enfileiradas (com alunos que não se olham), um quadro-negro, um professor à frente que explana, crianças e jovens que pouco são convidados a se manifestar, a sala de aula como reduto e horários compartimentados a partir do ensino por áreas são características muito presentes em diversos países, nas diferentes fases da vida acadêmica dos aprendizes. Com que frequência paramos para nos perguntar como esse modelo se estabeleceu? A quem ele serve? Será que de fato beneficia o desenvolvimento dos alunos? Favorece o crescimento intelectual? E como podemos mudar a realidade escolar começando pela nossa sala de aula? Neste curso, faremos uma análise do modelo de escola tradicional para, então, colocarmos em prática ações e estratégias que permitam romper esse paradigma tão consolidado. Conheceremos, ainda, diversas experiências inspiradoras que nos ajudarão nesta importante missão como educadores.

    Mudança de tempos e espaços para a inovação pedagógica

    A escola como a conhecemos apresenta uma estrutura de séculos. Carteiras enfileiradas (com alunos que não se olham), um quadro-negro, um professor à frente que explana, crianças e jovens que pouco são convidados a se manifestar, a sala de aula como reduto e horários compartimentados a partir do ensino por áreas são características muito presentes em diversos países, nas diferentes fases da vida acadêmica dos aprendizes. Com que frequência paramos para nos perguntar como esse modelo se estabeleceu? A quem ele serve? Será que de fato beneficia o desenvolvimento dos alunos? Favorece o crescimento intelectual? E como podemos mudar a realidade escolar começando pela nossa sala de aula? Neste curso, faremos uma análise do modelo de escola tradicional para, então, colocarmos em prática ações e estratégias que permitam romper esse paradigma tão consolidado. Conheceremos, ainda, diversas experiências inspiradoras que nos ajudarão nesta importante missão como educadores.

    Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender (Ed. 5 - 16/04/2018 a 14/05/2018)

    O mundo digital revolucionou a forma como nos comunicamos e lidamos com a informação, com o tempo e o espaço: ampliou os acessos, rompeu fronteiras, multiplicou dados e os meios de portá-los. Mas, para além dessas conquistas, mudou radicalmente a forma como construímos o conhecimento. A colaboração é uma das mais promissoras possibilidades da chamada Web 2.0 ou segunda geração da Internet. Agora, como aproveitar as potencialidades de toda essa conexão com nossos alunos? O que é necessário para colaborar a partir das redes de informação? Como incentivar as construções coletivas em sala de aula? Como criar redes de colaboração entre alunos de diferentes escolas? Essas e outras questões guiarão o curso “Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender”.


    Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência (Ed.3 - 13/11 a 11/12)

    A escola contemporânea vem sofrendo uma série de mudanças no intuito de abarcar e valorizar a diversidade humana em seus fluxos. Nesse sentido, diferentes ações governamentais têm sido implementadas buscando promover a inclusão socioescolar de grupos que até então ficavam à margem do processo de ensino regular.

    Com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), a qual situa alunos com deficiência também como público-alvo a ser abarcado pela escola comum, desenha-se a escola inclusiva como uma nova realidade brasileira.

    Neste curso, abordaremos alguns conceitos básicos sobre o tema, no intuito de instigar você, professor, a refletir sobre os desafios e demandas que surgem nesse novo contexto inclusivo, trazendo inspirações para a inclusão de todos.

    Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender (Ed. 1 - 21/08 a 18/09)

    O mundo digital revolucionou a forma como nos comunicamos e lidamos com a informação, com o tempo e o espaço: ampliou os acessos, rompeu fronteiras, multiplicou dados e os meios de portá-los. Mas, para além dessas conquistas, mudou radicalmente a forma como construímos o conhecimento. A colaboração é uma das mais promissoras possibilidades da chamada Web 2.0 ou segunda geração da Internet. Agora, como aproveitar as potencialidades de toda essa conexão com nossos alunos? O que é necessário para colaborar a partir das redes de informação? Como incentivar as construções coletivas em sala de aula? Como criar redes de colaboração entre alunos de diferentes escolas? Essas e outras questões guiarão o curso “Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender”.